Assaltos e furtos voltam a assustar o Belvedere

PoliciamentoBelvedereCasos de assaltos a transeuntes, pequenos furtos e até um assalto a um supermercado deixam moradores e trabalhadores em alerta no Belvedere e região.

Crises como a que estamos vivendo constituem um cenário particularmente rico para aumento da criminalidade. Fatores como a recessão acabam obrigando o governo a promover cortes no orçamento, afetando ações importantes como a prevenção da criminalidade e a redução da capacidade do Estado de impor um sistema de segurança eficiente, bem como a iistência de programas sociais que melhorem as condições de vida das populações mais vulneráveis. O resultado é o que a população está assistindo diariamente: o aumento do desemprego e da criminalidade.

Nos últimos dias, os casos de assaltos a transeuntes e pequenos furtos tornaram-se notícia e “viralizaram” entre as redes sociais de moradores. Depois que três adolescentes, que esperavam por um táxi, em uma rua próxima à Praça Lagoa Seca, foram abordados por um motoqueiro e tiveram seus celulares receptados, conforme vídeo divulgado, outros relatos vêm chamando a atenção de empresários, comerciantes e trabalhadores do bairro. Segundo informações, a incidência maior tem acontecido nas ruas Sebastião Fabiano Dias e Desembargador Jorge Fontana, onde há grande concentração de escritórios.

Na última semana, uma pessoa que teve o celular roubado teve acesso, através da polícia, à foto tirada pelos bandidos no aparelho, e que fora arquivada em um disco virtual, uma espécie de plataforma digital. Além desse caso, há relato de um assalto a um supermercado do bairro.

Providências

O assunto foi encaminhado pela Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) ao Ten. Coronel Olympio Garcia, do 22º Batalhão de Polícia Militar, para as providências devidas. Segundo informou o presidente da AABB, Ubirajara Pires, a PM prometeu reforçar a segurança e intensificar o trabalho no bairro. Para Ubirajara Pires, o que se tem visto “são pessoas em situação de desespero, que optam por praticar pequenos furtos e roubos, em uma situação mais cômoda do que procurar por um trabalho como a forma verdadeiramente correta de ganhar algum dinheiro. E com esse aumento da criminalidade dificulta também a capacidade de ação policial, pois o número de efetivo é pequeno para atender tantos casos”, explicou.

Ainda segundo Ubirajara Pires, o momento atual de desemprego é favorável ao aumento da criminalidade. E a falta de investimento por parte do Estado para aumentar o efetivo e dar melhores condições à polícia dificulta a otimização de todo o trabalho. Mas, que tanto a Associação quanto a PM vão continuar vigilantes e trabalhando em conjunto para promover a segurança no bairro.

Quarteirão Seguro

Em todos os bairros da Zona Sul de BH a PM tem implantado vários programas junto aos moradores. No bairro Santo Antônio, por exemplo, está sendo instalado o Programa Quarteirão Seguro. Aqui no Belvedere, a dica do Capitão Jackson Ramos, responsável pela implantação do programa Rede de Vizinhos Protegidos, é a adesão ao Telegram, uma nova ferramenta da Polícia Militar de Minas Gerais para promover a segurança da população. Segundo ele, trata-se de um aplicativo idêntico ao Wahatsapp, porém com autonomia para atingir um número maior de pessoas, que é acessado por todos os envolvidos no grupo. Através do Telegram as pessoas comunicam entre si e com a polícia, informando sobre indivíduos suspeitos ou situações adversas.

A criação do grupo está sendo feita pelo próprio capitão da PM e para participar é muito simples: basta ligar no número 98577.1734 ou na Assessoria de Comunicação do Batalhão, através do número 2123-1805. De acordo com Jackson Ramos, o grupo do Telegram tem por objetivo os mesmos princípios básicos da Rede de Vizinhos Protegidos, ou seja, deve ser utilizado somente para informações relativas às observações de ruas e residências de vizinhos, quando se verifica uma situação suspeita ou perigo iminente.

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr