A Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) está buscando o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte para executar uma ação de limpeza geral dentro da Lagoa Seca, no intuito de amenizar os riscos de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica. Segundo informou Ubirajara Pires, presidente da entidade, o objetivo é intensificar o trabalho que vem sendo executado pelos funcionários da associação no local. Atualmente, a AABB está realizando a roçagem de todo o contorno da lagoa, após retirada de lixo e gradis velhos que estavam estocados nas baias de apoio.
A limpeza na Lagoa Seca vem sendo realizada sistematicamente pela AABB, com a preocupação maior de impedir e controlar os locais que acumulam água e que poderiam dar lugar a possíveis criatórios para o mosquito. Na próxima semana, duas máquinas roçadeiras farão o trabalho também no interior da lagoa e a Associação de Amigos do Belvedere já solicitou à PBH a indicação de um remédio para ser jogado nos poços onde as águas de chuva ficam retidas.
Segundo Ubirajara, atualmente, a Associação tem colocado cloro por conta própria, mas quer uma orientação da prefeitura para uma ação mais efetiva de combate aos focos do mosquito.
Além da Lagoa Seca, a região na divisa com Nova Lima, próxima à Rua Rodrigo Otávio Coutinho, também será roçada e receberá a limpeza devida. A AABB volta a lembrar que o mosquito pode colocar ovos em até mesmo uma pequena quantidade de água parada, como pratinhos de plantas ou tampas de garrafa. Daí a importância da conscientização de todos na luta para combater o temido mosquito transmissor da dengue. “Essa é uma causa muito nobre que merece a atenção e participação de todos”, ressaltou Ubirajara.