Com esta medida o bairro passará a contar com 1.147 vagas de estacionamento rotativo, de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e as novas vagas serão de duas e de cinco horas de permanência.
A demanda pela instalação do rotativo se deu a partir de reivindicações de moradores, perturbados com a falta de espaço na rua para receber seus convidados ou serviços.
De acordo com o presidente da AABB, Ubirajara Pires as ruas estão tomadas por veículos, alguns chegando a ficar estacionados por até 12 horas seguidas. “Moradores estão sem espaço para receber visitantes devido à ocupação total das ruas por veículos de trabalhadores e prestadores de serviços na região”.
A primeira vez que a BHTrans implantou o rotativo no bairro foi em 2011, algumas ruas Desembargador Jorge Fontana, parte da Sebastião Fabiano Dias e um lado da Lagoa Seca. Na época, foram oferecidas 311 vagas. Dessa vez, o projeto pretende ampliar a instalação do “Faixa Azul” para aliviar as ruas e diminuir o fluxo de veículos no bairro”, explicou Ubirajara Pires. Também, será realizada a alteração do tempo de permanência em vagas já existentes, de duas horas para uma hora e de cinco horas para duas horas.
A BHTrans explica que a implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis.
Estacionamento rotativo
O estacionamento rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.
Atualmente, Belo Horizonte conta com 21.340 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 98.257 oportunidades de estacionamento em 822 quarteirões da capital. A folha do rotativo custa R$ 3,80 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 488 postos de venda credenciados da capital.
A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão, segundo a BHTrans.
CONFIRA OS LOCAIS DAS MODIFICAÇÕES
Novas vagas implantadas – 2 horas
- Av. Paulo Camilo Pena entre Rua Elza Brandão Rodarte e Rua Prof. Raimundo Cândido – 2 horas - Segunda à Sexta-Feira das 8 às 18 horas, exceto feriados;
- Av. Paulo Camilo Pena entre Rua Prof. Raimundo Cândido e Rua Juvenal Melo Senra – 2 horas - Segunda à Sexta-Feira das 8 às 18 horas, exceto feriados;
- Rua Sebastião Fabiano Dias entre Rua Desembargador Jorge Fontana e Rua Rodrigo Otávio Coutinho – 2 horas - Segunda à Sexta-Feira das 8 às 18 horas, exceto feriados;
- Rua Vicente Guimarães entre Rua Juvenal Melo Senra eRua Elza Brandão Rodarte – 2 horas - Segunda à Sexta-Feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.
Novas vagas implantadas – 5 horas
- Rua Elza Brandão Rodarte entre Rua Vicente Guimarães e Rua Juvenal Melo Senra – 5 horas - Segunda à Sexta-Feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.
Alteração do tempo de permanência - 5 horas para 2 horas
- Rua Desembargador Jorge Fontana entre Rua Engenheiro Walter Kurrle e Rua Levy Lafetá – de 5 horas para 2 horas.
Alteração do tempo de permanência - 2 horas para 1 hora
- Av. Paulo Camilo Pena entre Rua Juvenal Melo Senra e Av. Luiz Paulo Franco - de 2 horas para 1 hora;
- Rua Juvenal Melo Senra entre Av. Paulo Camilo Pena e Rua Vicente Guimarães - de 2 horas para 1 hora.