O candidato do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições deste ano, deputado estadual João Leite, foi convidado pela Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) para participar de um encontro com as principais lideranças dos bairros da Zona Sul da Capital.
O presidente da AABB, Ubirajara Pires, abriu o encontro lembrando as lutas do candidato em favor da região, especialmente a Estação Ecológica do Cercadinho e o acordo sobre as medidas compensatórias impactantes da expansão do BH Shopping e do Vila da Serra que culminaram na construção da trincheira que liga a rodovia MG-030 à BR-356.
João Leite fez uma breve apresentação de seu plano para governar a cidade, caso eleito, ancorado em três eixos de sustentação. O primeiro deles, intitulado “A Cidade Cuidadora”, onde pretende criar um centro de formação da Guarda Municipal, com o objetivo de preparar o efetivo para colocá-los na rua mais capacitados para atender o cidadão e promover maior segurança em pontos específicos da cidade. “A ideia é não esperar pelo Estado, vamos instruir e preparar nossa Guarda para atender melhor as comunidades. Esse pilar é a resposta dos 25 anos de atuação minha na Comissão de Segurança Pública, além de ser filho de um policial e saber o quanto é importante manter a ordem a tranquilidade na cidade”, disse João Leite. Segundo ele, os guardas serão referência dentro do eixo Cidade Cuidadora, que abrigará também as áreas de Educação e Saúde.
A outra ancoragem de seu governo será a “Cidade Transparente”, onde cada contrato e licitação será auditada dentro do processo, visando respeitar o dinheiro do cidadão. “Vi isso em várias cidades de países como o Chile, Itália e até em Nova York. Não podemos mais carregar o peso de processos serem feitos sem a devida transparência e legalidade”, afirmou.
Já o terceiro eixo está na focado na centralidade é o da “Cidade Dinâmica”, onde pretende criar verdadeiras vilas olímpicas nas vilas e comunidades. “Além do espaço com mais escolas, esporte e lazer para crianças e jovens, vamos reforçar as Unidades Básicas de Saúde, fazendo com que os moradores de cada comunidade possam estudar, praticar esportes, ter lazer e assistência à saúde em suas próprias regiões.”
O deputado reforçou que pretende ter uma interlocução maior com o governo federal, no sentido de viabilizar recursos para os novos projetos que a cidade precisa. “Chego com muita disposição e entusiasmo em razão da convergência que se deu em torno do meu nome. Primeiro, vou lutar e ganhar as eleições. Depois, continuarei firme para dialogar com todos os setores e com os governos. E, também, ampliar e descentralizar a gestão de Belo Horizonte. O meu plano é estar uma vez por semana em cada regional, encontrar os presidentes das associações e discutir com eles as principais demandas regionais. Vamos dar condições a todos de expor os problemas de suas regiões e dar condições melhores de segurança, mobilidade, saúde, educação e lazer às regionais. Além disso, pretendo trabalhar muito para garantir mais emprego nessa cidade e ser incisivo no combate à criminalidade. E, se precisar, baixar o imposto para atrair novas empresas. Porque a atração de novas empresas vai promover o desenvolvimento, com mais emprego e mais qualidade de vida”, definiu João Leite.
Após as explanação do candidato, vários representantes de associações foram inscritos para falar do apoio de suas entidades ou para perguntar sobre temas específicos.
Estiveram presentes nesse encontro, os presidentes das associações de bairros, Marco Tullio Braga do Belvedere, Paulo Omar do Anchieta, Carlos Rocha do São Pedro, Cláudio Lamego do Santa Lúcia, Paulo Gomide do Buritis, Dalmo Lúcio Figueiredo e Walmir Braga da Associação Geral Vale dos Cristais, Vítor Diniz da Associação dos Moradores da Região Central, Jeferson Rios do bairro de Lourdes, Rodrigo Bedran do Mangabeiras, o empresário Sinai Waiberg, o ex-presidente do Cruzeiro Alvimar Perrela, moradores e associados das entidades acima, e o Major da PM Michalick.
Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB +55 31 3286-7896 |