A Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) está iniciando o plantio de 118 mudas de jamelão que foram doadas por um empresário, que por sua vez é um grande apoiador da entidade e de melhorias voltadas para o bairro. As mudas estão no viveiro dentro da Lagoa Seca, de onde serão distribuídas para recompor a vegetação em espaços vazios e em locais dentro da própria lagoa onde algumas espécies não se adaptaram e acabaram morrendo.
Segundo informou o presidente da AABB, Ubirajara Pires, a Associação está identificando outros locais que poderão receber mais mudas. Um deles é a cortina verde em torno da via até o trevo do BH Shopping, que receberá várias mudas de jamelão. Já os canteiros próximos ao BH2 Mall, na Rua Juvenal de Melo Senra, deverão receber várias mudas de ipês.
Ainda segundo Pires, a escolha do jamelão se deu em razão do fruto produzido pela espécie, de cor roxa, ser comestível e muito procurado pelos pássaros. A árvore, que mede entre 10 e 15 metros de altura, é originária da Índia e possui copa ramificada e abundante, com folhas muito lisas. Da mesma família das jabuticabas, gabirobas e pitangas, o jamelão costuma ficar carregado de frutos de janeiro a maio.
Desde que a Associação de Amigos do Belvedere iniciou o projeto de arborização dentro da Lagoa Seca, mais de mil mudas de árvores já foram plantadas. Outro local que recebeu uma grande arborização foi a área lindeira à Rua Rodrigo Otávio Coutinho, onde foram plantadas mais de 500 mudas de pinheiros.
Vale destacar que estas mudas também vieram de doação do mesmo empresário.
Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/2016-04-13-16-28-18/meio-ambiente/item/3701-aabb-inicia-plantio-de-novas-arvores-no-belvedere