Localizado na interseção dos municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, sempre houve uma discussão entre quais das duas prefeituras seria responsável pelo local e, até o presente momento, nunca havia se chegado a um acordo para a instalação de iluminação pública no trajeto. Um absurdo, já que se trata de um trecho de grande circulação de veículos e de pedestres, dentro do perímetro urbano.
Até alguns meses atrás, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não havia assumido a responsabilidade pelo trecho, alegando que a localização pertenceria ao município de Nova Lima. Entretanto, em audiência pública realizada em julho na Assembleia Legislativa, Fred Costa apresentou um parecer do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) comprovando que a responsabilidade era da PBH.
Em decorrência da cobrança constante do parlamentar, dos moradores, trabalhadores e comerciantes do Belvedere e do Vila da Serra, o executivo municipal da Capital realizou a instalação dos postes de iluminação ao longo do mês passado, dando previsão para que a iluminação elétrica fosse ligada no local a partir do dia 30 de outubro.
Deputado cobra construção de calçadas na via
Além da instalação da iluminação, outra intervenção solicitada por Fred Costa é a construção de calçadas às margens da Via Stael Bicalho. Os mais atingidos são os trabalhadores do comércio local, que, para irem do ponto de ônibus ao trabalho, transitam diariamente pelo acostamento da via, onde os automóveis circulam em alta velocidade.
“Uma vez que, no caso da iluminação, a Prefeitura de Belo Horizonte já assumiu a responsabilidade por este trecho de 700 metros, não há mais desculpas para atender a esta outra demanda essencial para os moradores e trabalhadores da região. É um absurdo que até hoje o poder executivo não tenha tomado uma providência, sujeitando o pedestre a caminhar no acostamento no perímetro urbano”, disse o parlamentar.
Entulhos
Moradores e trabalhadores que passam diariamente pelo trecho do acostamento da Via Stael Bicalho, que fica entre o BH Shopping e o Pontilhão próximo a Trincheira do Vila da Serra, continuam reclamando e esperando providências das autoridades sobre o acúmulo de lixo e material de construção que está deixando a região vulnerável a risco doenças e a dengue. Para os moradores, o problema está na quantidade de material acumulado no terreno. O material vem sendo descartado há vários meses no local e já foi motivo de reclamações recorrentes no JORNAL BELVEDERE, que alertou as autoridades de Belo Horizonte, mas até o momento nada foi feito.
A Regional Centro-Sul, a qual o Belvedere está inserido, prometeu aos dirigentes da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) que o local receberia uma limpeza e maior fiscalização para que o local não mais recebesse os entulhos. No entanto, isto não aconteceu.
Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/2016-04-13-16-28-18/infraestrutura/item/3723-via-stael-bicalho-recebe-iluminacao