Os esforços da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) em realizar a manutenção na Lagoa Seca foram recompensados com uma notícia que deixou seu presidente, Ubirajara Pires, muito satisfeito. A atual administração municipal, através da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) anunciou que o município irá iniciar, até o dia 15 de fevereiro, as obras de desassoreamento dos canais dentro da lagoa, conserto das caneletas para melhor vazão, drenagem nos canais internos com escoamento dentro dos bolsões formados por águas pluviais e outras para dentro do vertedouro, roçadas, poda e limpeza das árvores e, ainda, continuar o trabalho de arborização dentro e ao redor da Lagoa Seca.
O anúncio foi feito pelo Chefe de Divisão de Detenção de Bacias, da Sudecap, Antônio Geraldo Campos de Aragão, durante reunião com a diretoria da Associação dos Amigos. Ele informou que o trabalho consiste em dar vazão às águas lançadas sobre a lagoa diretamente para o vertedouro, impedindo que se formem os grandes bolsões de água parada que causam incômodos para a população, como a proliferação de mosquitos e pernilongos.
Segundo ele, ao fazer um levantamento sobre os serviços a serem executados, ele enxergou algo além da manutenção a ser feita. “Vimos espécies de pássaros das mais diferentes dentro da Lagoa Seca e por isso vamos nos esforçar para trazer mudas de árvores que atraem a avefauna e que estão em extinção como o Araçá, o Umbu, a Seriguela, entre outras”, informou. Ele anunciou também que se houver um aporte da prefeitura, o trabalho será realizado duas vezes ao mês, caso contrário a manutenção será feita em apenas um só dia.
A diretoria da AABB recebeu com alegria a informação e ressaltou para os técnicos da Sudecap a importância da Lagoa Seca para região. “Além de exercer o importante papel de ser uma bacia de contenção de águas de chuva, a Lagoa é hoje o maior cartão postal do bairro e abriga mais de 40 equipes de ginástica diariamente e cerca de 2 mil pessoas nos finais de semana, que buscam o local para o lazer e a prática de atividades esportivas. Por isso, há mais de 14 anos estamos trabalhando para mantê-la limpa e cuidada. Porém, chegou o momento de o município trazer para si essa responsabilidade que vai garantir mais qualidade de vida para todos os moradores”, salientou Ubirajara.
Ele informou que durante mais de seis meses, dois funcionários mantidos pela Associação ficaram encarregados de retirar todas as ervas-de-passarinho de árvores que estavam infestadas pelas pragas. E que hoje a Lagoa Seca é um local livre desse tipo de problema. “Agora, com essa ajuda da Prefeitura, os moradores terão mais serviços e a limpeza será feita de maneira mais rápida em razão da logística e da capacidade maior de recursos e estrutura”, informou.
A transferência dos serviços de limpeza e manutenção da Lagoa Seca para o município é uma luta antiga da Associação dos Amigos, que no ano passado conseguiu um grande avanço nas negociações com a Sudecap e o Ministério Público. Em breve, os moradores irão testemunhar os benefícios desse grande acordo.
Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/2016-04-13-16-28-18/urbanismo/item/3862-sudecap-vai-assumir-manutencao-da-lagoa-seca