Meu Vizinho Pardini abre programação 2017 na Lagoa Seca

MeuVizinhoCelebrando o Dia das Mães, projeto patrocinado pelo Hermes Pardini reunirá espetáculos do Giramundo e Trupe Gaia e shows de Gilvan de Oliveira e Chico Amaral. Sucesso de público em 2016, projeto será realizado com atrações gratuitas para todas as idades. O evento conta com o apoio da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) e JORNAL BELVEDERE.

 

Após enorme sucesso em 2016, o Projeto Meu Vizinho Pardini está de volta com programação e estrutura ainda maiores este ano. Patrocinado pelo Hermes Pardini, o projeto cultural levará grandes nomes das artes de Minas e do Brasil a oito praças de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas, até o fim de 2017, sempre com acesso gratuito. A Lagoa Seca, no Belvedere, foi o local escolhido para abrir a nova temporada. Celebrando o Dia das Mães, no dia 13 de maio, sábado, das 9h às 13h, moradores e visitantes se divertirão com atrações para crianças e adultos, em apresentações dos grupos Giramundo e Trupe Gaia e shows de Gilvan de Oliveira e Chico Amaral. Mais informações pelo site www.meuvizinhopardini.com.br

 

A edição do Meu Vizinho Pardini no Belvedere é uma apresentação do Ministério da Cultura, JORNAL BELVEDERE e Hermes Pardini, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento conta ainda com o apoio da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB).  A programação, em homenagem ao Dia das Mães, pretende oferecer opções de cultura e lazer para toda a família.

O evento terá sua estrutura montada em trecho da rua Juvenal de Melo Senra, que estará fechado para carros. Além das apresentações artísticas, o público terá acesso ao Espaço Bem-estar, que oferecerá massagem de pés e mãos; massagem relaxante nas costas; e opções de revitalização facial, com tratamentos de assepsia, esfoliação facial e máscara revitalizante. Todos os serviços serão gratuitos, por ordem de chegada.

Para valorizar a produção cultural local, artistas plásticos residentes na região do Belvedere serão convidados para expor seus trabalhos ao público no Espaço das Artes. A estrutura contará, ainda, com opções gastronômicas comercializadas nos charmosos food bikes. Após o Belvedere, o Meu Vizinho Pardini será realizado no Parque JK, no dia 9 de junho, e segue sua programação até outubro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

9h - Grupo Giramundo com o espetáculo “Mini Teatro Ecológico”

Fulano e seu amigo Tatu passeiam tranquilo pela natureza, quando descobrem que uma figura sombria – O Homem Mau – está destruindo o ambiente e arruinando a harmonia em que vivem os bichos. Então, eles planejam uma lição para o bandido. Para isso, contarão com a ajuda do Saci Pererê. Nesse universo que se contextualiza o “Mini Teatro Ecológico”, sucesso do Grupo Giramundo. Criado em 1971, o Giramundo se notabilizou pela permanente postura de pesquisa, pela criatividade e apuro técnico de suas montagens e pela constante relação com a cultura brasileira, contribuindo para a formação de centenas de profissionais e grupos e para o avanço de pesquisas na área do teatro de bonecos. Em sua trajetória, o Giramundo sofreu influência das Artes Plásticas e, mais recentemente, da metodologia de projeto do Design. Seu planejamento estratégico prevê a produção para cinema, TV e internet, o desenvolvimento de um teatro digital que misture técnicas tradicionais e novas tecnologias e o intercâmbio com o vídeo, animação e dança na criação de sua linguagem teatral.

10h30 - Intervenção com a Trupo Gaia

Superando a ideia de um mero grupo, a Trupe é uma família de artistas e grandes amigos que têm como propósito levar a visão de um mundo mais humano e colorido na forma de arte e conscientização ambiental. Fundada em 2007, em Belo Horizonte, a Trupe vê a arte como instrumento transformador, arte essa que supera conceitos e paradigmas e busca despertar em todo ser, criança e adulto, um sentimento impulsionador capaz de mudar a realidade.
Multiplicadores do bem, agentes da alegria, protetores ambientais; tudo isso a Trupe tem como cerne e basta estarem nas ruas, nas praças, em festas, com suas faces pintadas e com o coração cheio de amor que a alegria alcança cada coração, transformando tudo em sorriso, em magia, em esplendor. Assim a Trupe passa sua mensagem: é permitido ser feliz e descobrir em si um estado de prazer, de alegria; é mágico contemplar e fazer arte; é gratificante despertar sorrisos e estimular a consciência ambiental.

11h - Show de Gilvan de Oliveira

Gilvan de Oliveira apresenta as pérolas da nossa música e dos grandes mestres por meio das cordas do seu violão. Instrumento mais popular do planeta, o violão ou guitarra, como é chamado no resto do mundo, permeia todos os estilos e gêneros musicais, do mais primitivo ao mais contemporâneo. No repertório, junto aos temas próprios especialmente do seu Songbook, “A Música de Gilvan de Oliveira”, o artista apresenta canções de Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Dominguinhos.
Musicalidade, técnica e emoção se unem para propagar as melodias do violão que, aliadas a um quarteto com percussão, baixo e teclados, realçam a sofisticação do simples, o intuitivo e o erudito, a mistura harmônica de estilos e inspirações. Gilvan de Oliveira mostra neste show a riqueza, a beleza, a poesia, a diversidade, a grandeza e o poder da música brasileira. O artista é uma das vertentes do violão brasileiro de Minas para o Brasil e o mundo. Solista, compositor, arranjador, pesquisador, professor, diretor, com o trabalho pautado pela intimidade, pela técnica e pela emoção.

12h - Show de Chico Amaral

O saxofonista Chico Amaral toca também piano, flauta, violão e guitarra; compõe e faz letras. Principal letrista do Skank, assina também parcerias com Milton Nascimento, Ed Motta, Lô Borges, Beto Guedes, Erasmo Carlos. Em sua carreira, foi gravado por vários intérpretes: Daniela Mercury, Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Luisa Possi, Marina Machado, Pedro Mariano, Flávio Venturini, entre outros.
Acompanhou Cartola, como integrante do conjunto de chorinho “Naquele Tempo”, em 1978; tocou também, como guitarrista, na banda “Sagrado Coração da Terra”, de Marcus Viana. Compôs, com Milton Nascimento, “Balé da Utopia”, para o filme “Sonhos e Desejos”; a parceria com Leo Minax, “Tempo de Samba”, entrou para o filme espanhol “Pudor” de Tristán e David Ulloa. Seu CD Província, em que interpreta músicas de compositores mineiros, com a participação dos autores, foi lançado em julho de 2012, no Palácio das Artes, quando recebeu o Prêmio Jazz Mineiro do Savassi Festival. Em 2013, lançou o livro “A Música de Milton Nascimento”. Atualmente está gravando um CD com canções autorais inéditas.

SERVIÇO | MEU VIZINHO PARDINI 2017 • EDIÇÃO BELVEDERE
Dias 13 de maio – Sábado, das 9h às 13h
Local: Lagoa Seca - Belvedere
Endereço: Praça Sete - Belo Horizonte – MG.
ACESSO GRATUITO
Informações: www.meuvizinhopardini.com.br

Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/2016-04-04-19-25-46/lazer/item/4011-meu-vizinho-pardini-abre-programacao-2017-com-manha-cultural-na-lagoa-seca-do-belvedere

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr