Belvedere luta para preservar o seu meio ambiente

Lagoa SecaBairro, com todas as dificuldades da progressiva urbanização ao seu redor, vem conseguindo manter a qualidade de vida com algumas ações importantes relacionadas ao ambiente, como o plantio de árvores e a vigilância constante de suas praças.

Com localização privilegiada, próxima à Serra do Curral, onde o clima se mantém agradável a maior parte do ano, o Belvedere é dotado de uma excelente infraestrutura urbanística e comercial que se estende até a divisa de Nova Lima, na região do Vila da Serra. O bairro, que se tornou um reduto de moradias tranquilas ao lado do maior shopping da capital, possui um centro variado de comércio e de prestadores de serviço. Além desses fatores positivos, que o torna um local desejado por muitos para residir, o Belvedere, com todas as dificuldades da progressiva urbanização ao seu redor, vem conseguindo manter a qualidade de vida no bairro com algumas ações importantes relacionadas ao ambiente, como a vigilância constante de suas praças.
A Lagoa Seca é local de rica paisagem com diversas espécimes da flora brasileira. A vegetação interna e nas laterais da lagoa foi plantada uma a uma através da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), por intermédio de seu presidente Ubirajara Pires.

É dele o mérito do grande pulmão verde que está sendo preservado e mantido dentro do bairro. As centenas de espécies cresceram, se avolumaram e, juntamente com as palmeiras imperais que circundam toda a Lagoa Seca, promovem o sombreamento para as calçadas em pedra portuguesa tornando mais aprazível o lazer dos moradores durante suas caminhadas. Além disso, as plantas tornaram-se abrigo para centenas de outras espécies da fauna, devido à riqueza de alimentos, sementes e outros encontrados naquele local.

 

Cuidados

Recentemente, a Lagoa recebeu serviços limpeza, poda e capina através da Prefeitura de Belo Horizonte, trazendo mais vigor e beleza para seu interior. Agora, as árvores passarão por um levantamento para verificar o estado de cada uma das espécies. “Será uma espécie de inventário das plantas do lado interno e externo da Lagoa. Vamos repor espécies que sofreram quedas com chuvas e fazer o plantio de outras que entendermos serem mais adequadas para o ambiente. Devido ao fato de a lagoa ser o grande amortecedor das águas pluviais que têm destino o córrego do Cercadinho, muitas raízes apodrecem com o excesso de água e algumas espécies ficam comprometidas e acabam caindo após as chuvas. A nossa meta é repor essas plantas e aumentar a área de cobertura vegetal dentro e também fora da lagoa”, informou Ubirajara.

Instalado em uma área de extrema importância para a manutenção da recarga dos aquíferos, especialmente da bacia hidrográfica do Córrego do Cercadinho responsável por parte do abastecimento de água de Belo Horizonte, o Belvedere enfrenta problemas associados ao trânsito, ao clima, bem como medidas de intervenções nas condições ambientais negativas em consequência da ocupação ao redor.

A Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) luta para preservação ambiental do bairro, com várias ações pontuais, como esta do plantio de árvores e criação de espaços verdes. Recentemente, a entidade plantou 118 mudas de jamelão na Lagoa Seca e em seu entorno. As mudas foram doadas por um empresário e foram plantadas para recompor a vegetação em espaços vazios.

Agora, a Associação vai identificar outros locais que poderão receber mais mudas. Um deles é a cortina verde, também mantida pela AABB, em torno da via até o Trevo do BH Shopping, que receberá várias mudas de reposição. “Esta cortina verde tem a missão de conter o som proveniente dos automóveis que passam pela via movimentada. Quem caminha ou mora próximo à Lagoa Seca, por exemplo, não é incomodado pelo barulho dos veículos” explica Ubirajara.

Drenagem na Lagoa Seca

Outra questão ambiental que recebe a atenção especial da AABB é obra de drenagem na Lagoa Seca, que estava prevista para ser realizada pela PBH em desde 2009. Desde então o assunto vem sendo tratado com vários órgãos ambientais e com o governo no intuito de promover o escoamento tanto de águas de chuva como de esgotos clandestinos que são lançados diretamente naquele local. “Esta é uma bacia de suma importância para o bairro e para a cidade, pois amortece e dá vazão às águas pluviais na região. Mas, nós não podemos deixar que outros façam o lançamento de águas sujas dentro da lagoa. Por isso, vamos manter o monitoramento rígido desse espaço, e trabalhar junto às autoridades da PBH para resolver essa questão. A lagoa limpa e bem cuidada significa mais qualidade de vida para todos”, ressaltou Ubirajara.

A Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), a exemplo de outras entidades, desenvolve seu trabalho a partir de recursos de cada edifício associado. A cada dia esta arrecadação vem caindo mais e muitos condomínios ainda não entenderam a importância do trabalho em defesa e manutenção do bairro. Vale à pena certificar se seu condomínio é associado. O valor pago é irrisório em relação aos benefícios que são revertidos para a toda a população.

Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/2016-04-13-16-28-18/meio-ambiente/item/4083-belvedere-luta-para-preservar-o-seu-meio-ambiente

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr