A vez do pedestre na Luiz Paulo Franco

pedestresLuizPauloReivindicação antiga dos moradores, BHTrans atende solicitação da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) e instala conjunto semafórico na Avenida Luiz Paulo Franco, beneficiando os transeuntes.

A BHTrans implantou, no último dia 17 de janeiro, o conjunto semafórico na Avenida Luiz Paulo Franco, em frente ao número 436, no Belvedere. Com intenso fluxo de veículos, incluindo ônibus e caminhões, a Avenida Luiz Paulo Franco se apresentava com semáforos em dois pontos distantes do comércio local, onde pedestres precisavam se locomover de um lado para o outro da rua. A implantação do sinal de trânsito foi reivindicada pela diretoria da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), através do seu diretor Sinai Waisberg, junto à BHTrans e ao vereador Leo Burguês.

O serviço atende a uma antiga demanda dos moradores e prestadores de serviços, que conviviam com a dificuldade na mobilidade de pedestres em relação ao elevado fluxo de veículos e do risco em se equilibrar no canteiro central – em alguns pontos ele mede menos de 40 cm. Em funcionamento desde a quinta-feira (17), a aprovação do equipamento é unânime entre quem circula na região. Luiz Carlos Oliveira, morador da Rua Jornalista Djalma Andrade conta que almoça no Restaurante Talento de Minas todos os dias, vai a pé ao banco e ao comércio em geral. “Atravessar a avenida para mim era um sacrifício, as vezes ficava muito tempo no canteiro central esperando a vazão de veículos na outra faixa para seguir em segurança. Agora, ficou mais fácil, eu atravesso com tranquilidade”, explicou o morador.

“Traffic Calming” na Lagoa Seca

Em visita técnica realizada na mesma manhã da instalação do semáforo, o vereador Leo Burguês, acompanhado da diretoria da AABB, verificou os pontos que deverão receber nova sinalização horizontal e o dispositivo “traffic calming”, que são aquelas elevações na pista para moderação do tráfego motorizado. Segundo Burguês, estão sendo estudadas a instalação do dispositivo em dois ou três pontos da Lagoa Seca e em frente à Academia Body Tech. “O objetivo é manter a velocidade mais baixa nesses locais, por se tratar de ambientes urbanos e para promover a melhor convivência entre pedestres, veículos, ciclistas e corredores em volta da Lagoa Seca. Essa medida aumenta a segurança de todos”, declarou o vereador.

O traffic calming é um conjunto de medidas para moderação do tráfego e uma alternativa para que as ruas sirvam tanto veículos motorizados quanto pedestres e ciclistas, pois cria espaços de circulação seguros. A sua implantação inclui alterações na geometria e no traçado da via, promove o ordenamento de fluxos de tráfego e define a diferenciação de pavimentos.

“Por sorte ainda não registramos acidentes graves no entorno da Lagoa Seca. Mas, não vamos esperar que isso aconteça para tomarmos as medidas necessárias. Há pontos cegos na Rua Juvenal de Melo Senra, por exemplo, logo após o Banco do Brasil. Veículos que vêm em velocidade elevada encontram dificuldade, às vezes, para reduzir ao encontrar um obstáculo à frente nesse ponto. E, em outras ruas, a velocidade acaba comprometendo a segurança de pedestres e corredores. Essas medidas estão sendo pensadas para criar um ambiente que interfira em um modo prudente de dirigir”, informou Ubirajara Pires, presidente da AABB.

No comércio, a implantação do semáforo também recebe elogios. A comerciante Maria Emília Furtado Barros, uma das proprietárias do restaurante Talento de Minas, disse que a instalação do semáforo foi excelente, traz muita segurança e que poderia ter acontecido há mais tempo. Ela lembra que a avenida possui dois sinais de trânsito distantes um do outro e distante do comércio. “Muitas pessoas, principalmente, idosos reclamavam sobre a dificuldade de vir ao restaurante e ao comércio em si. Agora, esse sinal irá facilitar a vida delas e de outras pessoas. Ele é um serviço importante, que atende a todos que circulam pela rua. O que falta agora é um ponto de carga e descarga na Luiz Paulo Franco para atender os comerciantes, que são muito penalizados para receber seus fornecedores e mercadorias”, relatou.

O traffic calming é um dispositivo amplamente adotado em vias da Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Bélgica e no Reino Unido.

Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/estilo/cidade/item/850-a-vez-do-pedestre-na-luiz-paulo-franco

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr