Campanha AABB: “O futuro das nossas crianças não está nas ruas”

RuaAssociação quer evitar que moradores doem dinheiro aos menores que ficam nos cruzamentos das ruas do bairro. E, que as crianças voltem para às suas casas e para a escola, e que busquem a assistência social da PBH..

“O futuro das nossas crianças não está nas ruas”. Esse é o mote de uma campanha que está sendo realizada pela Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) no intuito de levar para as escolas as crianças que hoje estão pedindo ajuda financeira nos semáforos do bairro. Elas estão em vários lugares, com rostos pintados, fazendo malabares e transformando os locais de parada de veículos em pontos de exploração infantil.

A ação idealizada pela AABB, com apoio do JORNAL BELVEDERE, incentiva os moradores e usuários das vias a não oferecerem dinheiro aos menores que ficam nos cruzamentos das ruas do bairro. Ao recusar a esmola, o morador estará permitindo que crianças e adolescentes voltem para suas casas e procurem os programas de inclusão oferecidos pela assistência social da Prefeitura de Belo Horizonte. Nos próximos dias 5 e 6 de abril, a campanha ganha  o reforço do trabalho de algumas promotoras que vão abordar motoristas e pedestres alertando para o problema e entregar um folder sobre a campanha.

A ação pretende atrair também a atenção dos comerciantes, que poderão solicitar junto à AABB um cartazete para fixação dentro de seus estabelecimentos. É comum a presença de crianças e adolescentes abordando clientes nos comércios. Alguns chegam a ameaçar os proprietários ou clientes caso não sejam atendidos. Há episódios de um adolescente que chegou a cuspir no chão de um restaurante por não ter sido atendido com a refeição e esmola. E, outro, que recebeu uma quentinha e a trocou no outro semáforo por algum trocado. 

Segundo informou Ubirajara Pires, presidente da AABB, o número de crianças em situação de rua aumentou muito no bairro. “A presença de um atrai o outro. Eles vêm em busca de dinheiro e são explorados por outros mais velhos. A campanha tem por objetivo incentivar a população a não dar dinheiro e, dessa forma, dificultar que mais crianças em situação de mendicância ou abandono entrem nessa onda da exploração infantil. O objetivo dessa ação é oferecer dignidade, oportunidades e cidadania. Afinal, lugar de criança é na escola”, alertou.

Para a pedagoga Cynthia Oliveira, é preciso sensibilizar a sociedade sobre a influência negativa de dar esmolas em áreas públicas da cidade. Para ela, a polêmica sobre dar ou não esmolas é muito grande, “mas deve prevalecer o consenso de que esse ato provoca uma série de violações aos direitos da criança e do adolescente. O primeiro deles é a evasão escolar, pois elas estão deixando de ir à escola. Em seguida está a questão da exploração infantil, tráfego de drogas e até mesmo prostituição. Se queremos passar o país a limpo, é pela educação que se inicia tudo isso.”  

Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/estilo/cidade/item/913-amigos-do-belvedere-lancam-campanha-o-futuro-das-nossas-criancas-nao-esta-nas-ruas

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr