Já está nas mãos do vereador Léo Burguês (PSDB) o requerimento da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) solicitando a retirada da placa de conversão proibida à esquerda, instalada na Avenida Paulo Camilo Penna esquina com Rua Juvenal de Melo Senra. A sinalização foi colocada, pela BHTrans na ilha que divide os fluxos de veículos em frente à Academia Body Tech, e vem causando transtorno para os moradores das Ruas Juvenal de Melo Senra e Vicente Guimarães, no entorno da Lagoa Seca. Todas as vezes que motoristas fazem a conversão à esquerda são alertados com buzinas intermitentes.
Segundo informou Ubirajara Pires, presidente da AABB, a sinalização foi feita a critério da BHTrans, sem nenhuma interferência da Associação. Ele explica que quando apresentaram um projeto para o trânsito no bairro, pensaram em soluções para desafogar a região. E que uma delas foi o pedido para a instalação da ilha divisória entre as duas pistas na Avenida Paulo Camilo Penna, para evitar que veículos subissem a avenida na contramão, causando acidentes. “A proposta era impedir a conversão à esquerda de quem vem da Rua Juvenal de Melo Senra – do lado oposto à Lagoa Seca – em direção à Avenida Luiz Paulo Franco. Os motoristas deveriam virar à direita, descer a Paulo Camilo Pena e retornar na rotatória. No entanto, os veículos continuam atravessando a avenida em um dos pontos mais perigosos”, explicou Ubirajara Pires.
Passagem elevatória
Outra interferência de trânsito a ser realizada é a instalação de uma passagem elevatória na Juvenal de Melo Senra, depois do Banco do Brasil, na Lagoa Seca. De acordo com o Ubirajara Pires, trata-se de uma das medidas adotadas para reduzir os riscos dos acidentes de trânsito e o controle da velocidade naquele local.
A diretoria da AABB, o vereador Léo Burguês e técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte já estiveram no local para avaliar o local correto para implementação do traffic calming, uma alternativa para reduzir o limite de velocidade na via.
Fonte: http://www.jornaldobelvedere.com.br/index.php/estilo/seguranca/item/943-placa-instalada-pela-bhtrans-causa-confusao-no-belvedere