Presidente da Associação dos Amigos do Bairro do Belvedere (AABB), Ubirajara Pires, vai se reunir com comando da PM para buscar reforço na segurança.
O presidente da Associação dos Amigos do Bairro do Belvedere (AABB), Ubirajara Pires Glória, já marcou agenda com o Major Ferreira, da 124ª Cia de Polícia Militar, para pedir novamente pela segurança do bairro. Segundo Ubirajara Pires, a cada dia novos casos são registrados no bairro e essas incidências precisam de uma ação incisiva da polícia para conter a onda de violência vivida hoje também em toda da cidade. Segundo informou o presidente da AABB, ele pretende retornar também ao chefe do Comando de Policiamento da Capital para garantir o reforço para a segurança. E vai buscar o apoio de parlamentares para sensibilizar o poder executivo sobre a necessidade de medidas austeras e de visibilidade para o bairro visando eliminar a onda de delitos que estão sendo cometidos na região. “Precisamos de uma ação mais efetiva por parte da PM para conter os delitos e ao mesmo tempo promover a segurança preventiva, dando mais visibilidade para a presença da polícia no bairro”, destacou.
Os registros de ocorrência na região vêm aumentando, embora a Polícia Militar tenha estudos que comprovem uma diminuição do número de casos nos primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a PM, a disparidade desses números pode se dar em razão da maioria das pessoas não registrar os boletins de ocorrência, de onde a instituição buscar parâmetros para as suas estatísticas e plano de ação.
No último dia 17 de abril, a moradora Rafael Cristine Moreira, foi vítima de um assalto à mão armada, praticado pelo garupeiro de uma moto, na calçada da rua Desembargador Jorge Fontana, às 20 horas. O assalto deixou a vítima em estado de choque, mas mesmo assim ela chamou a PM e lavrou o BO (nº 2013-1144592) para as devidas investigações. Os delinquentes levaram a bolsa da moradora com cartões de crédito, um agenda e vários documentos. Rafaela continua apavorada, com receio de sair pelas ruas, mas sabe que ao relatar o acontecido poderá sensibilizar as autoridades a tomarem uma providência urgente para a segurança.
Monitoramento
Cansado de esperar pelas câmeras de vídeo monitoramento prometidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, e que foram objeto de votação no Orçamento Participativo Digital da PBH, chegando a ganhar em disparada em relação a outros possíveis investimentos em equipamentos públicos, o presidente da AABB está em busca de uma solução alternativa.
Recentemente, ele recebeu uma proposta técnica para a instalação de um sofisticado sistema de videomonitoramento eletrônico patrimonial para o Belvedere. O estudo, encaminhado pelo deputado Fred Costa (PEN), apresenta um sistema de monitoramento de ambientes abertos, através de vários meios de transmissão, com alta resolução, que verifica o movimento das ruas, de veículos em circulação, capaz de identificar veículos roubados e outros, e comunicar imediatamente a uma central a posição e deslocamento dos mesmos. As câmeras têm custos de instalação, manutenção e operação baixíssimos. O que poderá atrair muitos adeptos.
Por enquanto a proposta está sendo analisada pela Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) e, após este estudo, o JORNAL BELVEDERE trará novas informações sobre o sistema de monitoramento.
Fonte: Jornal Belvedere • nº 162 de 25 Abril a 10 de Maio 2013.
Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB +55 31 3286-7896 |