Faixa Azul poderá ser ampliado no Belvedere

RotativoRua Rodrigo Otávio Coutinho poderá receber área de estacionamento rotativo.

Já está nas mãos de técnicos da BHTrans a solicitação feita pela diretoria da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) para estudo e posterior instalação de mais um estacionamento rotativo no bairro, desta vez na Rua Rodrigo Otávio Coutinho, a via lindeira ao ramal desativado da Rede Federal. A demanda pela instalação do rotativo se deu a partir de reivindicação insistente de moradores, perturbados com a destinação da rua que virou estacionamento de várias empresas de ônibus, principalmente de prestadoras de serviços da Vale S.A.

De acordo com relatos de moradores, em determinados horários a rua passa a ter somente uma faixa, sendo totalmente tomada pelos ônibus que estacionam naquele local. “Aqui virou um depósito de ônibus, que após estacionarem deixam rastros de óleo no asfalto, além do barulho inconveniente das manobras e aceleração”, conta Marília Guisan, que residente em um edifício em frente. A moradora se sente incomodada pelo cenário que se forma com dezenas de ônibus enfileirados ao longo da rua.

Algumas ruas abaixo da Rodrigo Otávio Coutinho – Desembargador Jorge Fontana e Sebastião Fabiano Dias - receberam, em dezembro de 2011, o estacionamento rotativo proposto pela BHTrans e aprovado pelos comerciantes e representantes de moradores. Mas desta vez, o projeto conta com alguns opositores à ideia. Segundo comentou Vinícius Almeida, os grandes penalizados são os trabalhadores da região que estão ficando sem espaços para estacionarem seus veículos. Além disso, relata o funcionário de uma grande construtora da região, há moradores também reclamando da falta de espaços em frente às suas residências para receber até mesmo seus amigos e visitantes.

“Tenho amigos que moram em ruas que receberam o rotativo e que reclamam por não haver espaço livre para seus convidados estacionarem. Nem mesmo aos sábados”, desabafa um advogado.
Garantir a rotatividade

De acordo com a BHTrans, o estacionamento rotativo é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. A proposta do sistema é garantir a rotatividade, ou seja, multiplicar a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos. Trata-se de um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade.

As primeiras ruas do Belvedere a receber o estacionamento rotativo em 2011 foram a  Desembargador Jorge Fontana, Sebastião Fabiano Dias, Juvenal de Melo Senra e as Avenidas Luiz Paulo Franco e Paulo Camilo Pena. A decisão de implantar o Faixa Azul se deu após consulta a moradores e comerciantes, através de correspondências encaminhadas aos síndicos dos prédios da área, aos comerciantes e lojistas e à Associação do Comércio do Belvedere. Posteriormente, e com um mapa com os pontos já definidos pela BHTrans, foi enviado um ofício de convocação para uma reunião em caráter de urgência para definir a aprovação. De acordo com a BHTrans, no local onde o Faixa Azul foi implantado e a demanda era maior que o número de vagas disponíveis, foram oferecidas 311 vagas, facilitando a rotatividade de 1.250 veículos por dia.

O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTRANS (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do Estacionamento Rotativo.

A receita líquida do Estacionamento Rotativo é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão.

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr