A Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) conseguiu junto à Prefeitura de Belo Horizonte cancelar um carnaval sertanejo marcado para acontecer no último dia 22 de fevereiro, na Praça da Lagoa Seca. O evento, inscrito no pré-Carnaval da cidade como bloco de rua e autorizado pela Empresa Municipal de Turismo de BH (Belotur) era na verdade um “esquenta”, com fins lucrativos e vendas de abadás a R$ 30,00 cada.
A Associação de Amigos tomou conhecimento do evento a partir de um banner que indicava que a festa que aconteceria das 13 às 17horas, na Praça da Lagoa Seca. A partir daí, iniciou uma ampla movimentação para impedir a realização do evento, uma vez que já está acordado com a Prefeitura de Belo Horizonte que a Lagoa Seca somente receberá dois eventos ao ano, de caminhada e corrida. O Carnanejo, conhecido como Cassio Folia, havia vendido até à sexta-feira anterior, cerca de 2 mil ingressos. Em um site de informações sobre o evento havia até telefones de vans que disponibilizavam o serviço de transporte para a festa de vários cantos da RMBH.
A AABB, por intermédio de seu presidente, Ubirajara Pires Glória, enviou ofício ao presidente da Belotur, Mauro Werkema, relatando o fato e solicitando o impedimento da festa. Imediatamente, a Belotur cancelou o evento, mas os organizadores continuaram com a venda de ingressos. O assunto então foi encaminhado à Regional Centro-Sul e ao Comando da Polícia Militar.
“É um evento que não cabe dentro do Belvedere, não temos espaço para isso aqui no bairro. Aproveitaram esse momento que antecede o Carnaval e cadastraram como esses ‘blocos de rua’, achando que passaria despercebido por nós. Estava previsto até trios elétricos, shows com dupla sertaneja e um cordão cercando a folia. Era uma festa particular, sem licenciamento junto a Centro-Sul. E nós estamos aqui para zelar pela tranquilidade e segurança dos moradores, não vamos permitir nunca que festas dessa natureza sejam realizadas no bairro”, comentou Ubirajara Pires.
A Associação de Amigos chegou a solicitar que fiscais da PBH fizessem uma vistoria no sábado para impedir o evento. E apoio da PM, que também informou não ser informada de tal festa. Porém, no dia anterior os organizadores retiraram o evento das redes sociais e transferiram o local para uma área no Vila da Serra.
Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB +55 31 3286-7896 |