Custo da energia será assumido pela PBH. Projeto de modernização do sistema elétrico da praça já foi elaborado pela Cemig e obras serão executadas em breve.
Depois de mais de oito anos de luta para conseguir a melhoria da iluminação no entorno da Lagoa Seca, finalmente os moradores já podem comemorar esta conquista. Em reunião realizada no último dia 24 de abril, entre os dirigentes das associações de moradores do Belvedere, o deputado Fred Costa e a Sudecap, os técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte anunciaram que o município irá assumir a iluminação pública daquele local. A Cemig, inclusive, já enviou o comunicado para a Sudecap, transferindo a iluminação da Lagoa Seca para a PBH, além do custo do projeto e algumas melhorias na iluminação.
Segundo informou o Diretor de Manutenção da Sudecap, Sylvio Malta, desde o dia 21 de março a conta já está dentro do centro de custo da Prefeitura. E, que agora estão apenas aguardando o projeto que será encaminhado pela Cemig para emitir a ordem de serviço, e tão logo esta esteja assinada será devolvida à concessionária de energia para execução junto às empreiteiras conveniadas.
O presidente da Associação de Amigos do Belvedere (AABB), Ubirajara Pires Gloria, informou que depois de muitos anos os moradores conseguiram mostrar às autoridades a importância da Lagoa Seca no contexto do bairro e da comunidade. “Esta é uma vitória do deputado Fred Costa que conseguiu transferir para o município o custo e a manutenção de um serviço que até então era mantido pela Associação de Amigos do Belvedere. O que temos a dizer nesse momento é a nossa imensa gratidão ao deputado, que iniciou essa luta quando ainda era vereador da cidade, percorrendo órgãos públicos e marcando inúmeras reuniões com o presidente da Cemig, Djalma Morais. Ele que sempre vem sem empenhando em conseguir melhorias para toda a região Centro-Sul, conseguiu mais esse feito para o Belvedere”, ressaltou Ubirajara.
Para o deputado Fred Costa, esta iluminação necessitava de uma intervenção urgente. “Primeiro, porque como se trata de um local público, é dever do município cuidar e arcar com as despesas. Depois, porque em alguns lugares a iluminação estava precária, deixando moradores preocupados e insatisfeitos. Ela é essencial para a qualidade de vida da comunidade, de fundamental importância para o lazer e segurança do bairro. Além de tudo isso, uma nova iluminação pública na Lagoa Seca vai valorizar e embelezar este importante equipamento público do Belvedere, propiciando a utilização de atividades esportivas e de lazer, em horários noturnos”.
Para Ricardo Jeha, presidente da Associação dos Moradores do Belvedere (AMBB), a iluminação é um ganho muito importante para a comunidade. “Os gestores municipais já se deram conta da importância da iluminação como política pública para transformar a vida das cidades. Aliás, antes de tudo, a luz oferece visibilidade às ações do poder público, o que é essencial em qualquer gestão.”
Fora dos padrões
A iluminação da Lagoa Seca foi instalada pela AABB há exatos 14 anos e está completamente ultrapassada, fora dos padrões da iluminação pública. Por falta de recursos, a luz era desligada às 21h30m, trazendo transtornos para moradores e praticantes de atividades físicas no entorno daquele local. Em 2009, a Associações de Amigos precisou refazer grande parte da fiação em razão da urina de animais na base dos postes, que corroeu o metal e danificou os fios. Os custos da energia e da manutenção constante de postes antigos e fora do padrão acabavam penalizando o orçamento da Associação de Amigos do Belvedere. De lá para cá, a luta foi se intensificando, com reuniões junto à Regional Centro-Sul, sempre tuteladas pelo deputado Fred Costa.
Em 2012, a diretoria da AABB e o parlamentar se reuniram com o presidente da Cemig na busca de uma solução definitiva e receberam a promessa de que o pedido seria analisado. Iniciava-se então esta batalha para provar que se tratava de uma área pública, de responsabilidade da prefeitura.
Além da transferência para a municipalidade, a iluminação será toda refeita, mais moderna e com alcance maior de luminosidade. Ainda segundo Ubirajara, com a iluminação adequada na Lagoa Seca a segurança será aumentada. “Pessoas terão mais liberdade e sentirão mais seguras em suas caminhadas à noite”, ressaltou.
Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB +55 31 3286-7896 |