Depois que a Prefeitura de Belo Horizonte assumiu a iluminação pública da praça, diretores da Distribuidora de Energia anunciam que empresa desenvolve o projeto que será entregue para a Sudecap.
Mais uma reunião realizada entre as diretorias da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) foi de fundamental importância para a concretização do projeto de iluminação da Lagoa Seca. Desta vez, os diretores da Cemig prometeram agilizar o projeto de iluminação pública do entorno da praça e enviá-lo no prazo de três semanas para a Prefeitura de Belo Horizonte, que através da Sudecap fará a obra.
Ubirajara Pires Glória, presidente da AABB, lembrou ao diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel, a luta que vem sendo travada há oito anos pela entidade para mostrar às autoridades a importância da Lagoa Seca para o bairro e para a cidade. “Durante todos esses anos, pleiteamos que a taxa da iluminação pública fosse transferida para o município, o que agora já é uma conquista, além da adequação do projeto de iluminação que é antigo, e foi executado pela Associação quando os primeiros edifícios foram instalados no bairro.” Ele lembrou que a atual iluminação na praça e ao seu redor está precária, colocando em vulnerabilidade a segurança de moradores e de outras pessoas que utilizam o local para caminhadas e corridas no período da noite.
A luta pela melhoria da iluminação vem se arrastando há muito tempo e somente agora registrando algumas conquistas. Em março desse ano, durante visita ao presidente da Companhia, Djalma Morais, os moradores foram informados que faltava a PBH assumir a iluminação para então iniciar o projeto. Em abril desse ano, durante visita à Sudecap, os dirigentes da AABB e o deputado Fred Costa (PEN) foram informados que a prefeitura havia assumido o custo da iluminação pública, e que a diretoria de Manutenção da Sudecap aguardava apenas o projeto para emitir a ordem de serviço.
A iluminação da Lagoa Seca foi instalada pela AABB há exatos 14 anos e está fora dos padrões adotados pela prefeitura para os espaços públicos. Em 2009, grande parte da fiação teve que ser refeita em razão da urina de cães na base dos postes, que corroía o metal e danificava os fios. Com isso, além do custo da energia a manutenção também acabava penalizado o orçamento da Associação de Amigos do Belvedere.
De lá para cá, vários contatos foram feitos até culminar nesta reunião que definiu uma data para a entrega do projeto. Agora, os moradores podem aguardar o desfecho final dessa luta e, em breve, contar com uma nova iluminação.
Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB +55 31 3286-7896 |