PBH desrespeita acordo com moradores ao autorizar eventos na Praça da Lagoa Seca

EventosFestasAssociações representativas e o executivo municipal firmaram há alguns anos um convênio que impede a concessão de alvarás para a prática de eventos nas praças do Belvedere. No entanto, Regional Centro-Sul, de forma arbitrária e desrespeitosa está autorizando vários eventos que estão tirando a qualidade de vida da região.

O presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires Gloria, está denunciando o descumprimento de um acordo firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Associação dos Amigos do Belvedere, em relação às autorizações concedidas para realização de eventos nas praças do Belvedere. A entidade e o executivo municipal firmaram há alguns anos um convênio que impede a concessão de alvarás para a prática de atividades planejadas, organizadas e coordenadas de forma a contemplar um maior número de pessoas no espaço em volta da Praça Lagoa Seca.

De acordo com Ubirajara Pires, o acordo vem sendo respeitado e vários eventos estão sendo autorizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Regional Centro-Sul, de forma arbitrária e desrespeitosa. “Estão transgredindo uma decisão que foi acordada pelos órgãos competentes e que representa a vontade de todos os moradores bairro. É inadmissível, para nós os representantes dos moradores, assistirmos esse descumprimento sem nada fazer”, alertou Ubirajara.

 

Ele informou que está tentando marcar uma reunião com o secretário da Regional Centro-Sul Ricardo Ângelo, sem obter êxito. E, que está convocando o presidente da Câmara de Vereadores, Leo Burguês, para acompanhar as duas associações nesta demanda. “O Belvedere não pode ser tratado dessa forma, porque aqui há representantes da sociedade. Ainda mais, quando a entidade é responsável pela limpeza e manutenção de toda a praça”, advertiu.

A Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) foi a responsável por todo o paisagismo e plantio de árvores dentro da Lagoa Seca. Ela também é responsável pela manutenção do espaço, com podas das plantas, recolhimento de lixos dentro da lagoa e até mesmo a varrição da calçada, num trabalho diário para manter o local limpo e aprazível para as práticas de caminhadas, corridas e lazer dos moradores.

Trio elétrico

Ainda segundo Ubirajara, recentemente, a Associação recebeu uma solicitação de uma empresa de produção de eventos, para o fechamento de um quarteirão, licenciando o percurso para cortejo e divulgação espetáculo teatral “Os Saltimbancos”. No evento estava previsto uma ação promocional com entrega de brindes e circulação de trio elétrico para divulgação do espetáculo, com cinco paradas de 30 minutos, em média, na praça, para um público estimado de 1000 pessoas.

Outro evento realizado sem o consentimento da Associação foi um concurso Pet. “Chegamos a consultar nossa diretoria e todos foram unânimes em não aceitar que o evento fosse realizado. Mesmo assim, depois de avisarmos a Prefeitura, fomos surpreendidos com tendas sendo armadas, mesas e cadeiras dispostas para dar assento a um júri na votação dos cães inscritos nesse concurso pet, que deveria receber 250 pessoas”, relatou.

Desrespeito

Para Ubirajara, isso é um desrespeito à paz, ao conforto e ao direito do morador que veio para o bairro em busca de qualidade de vida. “Nós realizamos um trabalho intenso aqui para promover um local agradável para a prática de corridas e para nossas crianças brincarem. Mas, não vamos aceitar que outros venham usar esse espaço para práticas comerciais. Estão achando que o Belvedere virou um lugar sem dono, que pode jogar esgoto a céu aberto, pode receber vendedores ambulantes e um espaço vip para as promoções comerciais. Enquanto representantes dos moradores faremos tudo que estiver ao nosso alcance para impedir que tais eventos tirem nosso sossego, nossa liberdade e nossa qualidade de vida”, desabafou.

No fechamento desta edição, a Associação de Amigos do Belvedere havia recebido cópia de outra solicitação enviada à prefeitura e à BHTRans, para solicitação de alvará e autorização de vaga para a promoção de um evento a ser realizado no dia 9 de novembro, na Lagoa Seca, cujo objetivo é a informação e conscientização da prevenção de diabetes, hipertensão e obesidade. No pedido consta a montagem de tendas para profissionais da saúde realizarem teste de glicemia, pressão arterial e pesagem, para um público de 500 pessoas aproximadamente. E, que para Ubirajara, trata-se apenas de “mais uma campanha de marketing promocional de algum laboratório”.

Fonte: http://jornaldobelvedere.com.br/portal/index.php/cotidiano/comunidade/item/2474-pbh-desrespeita-acordo-com-moradores-ao-autorizar-eventos-na-praca-da-lagoa-seca

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr