AABB cobra ações de melhorias da BHTrans

CruzamentoTomJobimDiretoria da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) solicita um retorno para as reivindicações feitas aos técnicos da empresa para solucionar congestionamentos na Rua Juvenal de Melo Senra e mudanças no cruzamento da Praça Tom Jobim com as ruas Desembargador Jorge Fontana e Rodrigo Otávio Coutinho. Em mais um ofício encaminhado à diretoria de Ação Regional e Operação da BHTrans, a Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) solicita um retorno para as reivindicações feitas aos técnicos da empresa, durante reunião, para realização de algumas intervenções em locais específicos do bairro e que vem causando incômodo, desconforto e perigo para os motoristas que trafegam na região.

Uma das reivindicações é relativa à desobstrução do tráfego no quarteirão da Rua Juvenal de Melo Senra, no cruzamento com a Avenida Paulo Camilo Pena, onde congestionamentos constantes naquele trecho, em horários diversos ao longo do dia, vem incomodando os moradores. De acordo com a AABB “será necessário encontrar uma solução que permita a acomodação permanente dos veículos que, com frequência, descem a via e aguardam para entrar tanto no estacionamento da Academia Body Tech como nas garagens dos prédios subsequentes. Como a rua é estreita, é inviável permitir-se estacionamento dos dois lados e, ainda, garantir tanto o fluxo para entrada nos referidos estacionamentos como o tráfego regular. Em decorrência dessa falta de organização no trânsito local, frequentemente há obstruções, congestionamentos e buzinaços, gerando problemas e revolta para todos os moradores da comunidade e demais motoristas”.

 Na Lagoa Seca, os moradores da Rua Vicente Guimarães estão sendo obrigados a fazer a convergência na Rua Elza Rodarte Brandão e acessar suas garagens na contramão, como alternativa para fugir das longas filas que se formam na Rua Juvenal de Melo Senra, entrada do estacionamento da academia. “Ali, moradores reclamam do tempo de espera e do gargalo causado pelo veículo que aguarda para entrar no estacionamento da academia que está sempre lotado”, relata Ubirajara Pires, presidente da AABB. A opção de motoristas em andar na contramão, segundo ele, é a única forma encontrada para acesso às suas residências. “Temos que infringir a lei de trânsito para termos acesso às nossas casas, isso é um absurdo”, destacou Pires.

Durante a reunião com os técnicos da BHTrans, a diretoria da Associação apresentou algumas medidas simples que poderiam corrigir o problema de trânsito em outros locais. A primeira delas trata da introdução do estacionamento rotativo na Rua Rodrigo Otávio Coutinho, que vem sendo tomada por veículos estacionados durante todo o período do dia, impedindo que moradores e outros tenham acesso à portaria de seus prédios.

Perigo na Praça Tom Jobim

Outro ponto onde a AABB solicitou mudanças foi no cruzamento da Praça Tom Jobim com as ruas Desembargador Jorge Fontana e Rodrigo Otávio Coutinho. Os constantes perigos de acidentes que motoristas, pedestres e moradores vivenciam diariamente neste ponto do bairro, onde há uma mão inglesa, requer uma atenção especial da BHTrans. Um assunto recorrente no JORNAL BELVEDERE que já relatou em várias edições anteriores o perigo causado por um pequeno trecho de aclive acentuada, sem visibilidade, em mão dupla.
De acordo com a diretoria da AABB, a instalação de quebra-molas nessas vias e a advertência de parada obrigatória, fazendo com que o motorista que está trafegando pela Praça Tom Jobim pare antes de entrar na Rua Rodrigo Otávio Coutinho, não estão sendo suficientes para impedir acidentes no local. “A cada dia o volume de trânsito na região vem aumentando, principalmente, no horário de pico. E a Rua Rodrigo Otávio Coutinho é utilizada como rota de desvio para quem deseja se dirigir ao Vila da Serra e condomínios de Nova Lima em direção ao trevo do BH Shopping, sem precisar passar pela trincheira. O resultado são frenagens bruscas e o prenúncio de acidentes graves naquele local”, advertiu Ubirajara.
Para a diretoria da Associação, a saída para a Rua Rodrigo Otávio Coutinho e a Praça Tom Jobim é transferir o trânsito para a Rua Jornalista Djalma Andrade, que assim como as avenidas Luiz Paulo Franco e Paulo Camilo Penna foram projetadas na época da implantação do Belvedere III para receber o fluxo de veículos e dar vazão ao tráfego. “Estamos cobrando estas intervenções da BHTrans porque se não houver uma ação imediata e consistente para a mudança de tráfego nesses locais, a situação só tende a piorar.”

Fonte: http://jornaldobelvedere.com.br/portal/index.php/cotidiano/transito/item/2691-aabb-cobra-acoes-de-melhorias-da-bhtrans

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr