Para readequar o tráfego na Rua Juvenal de Melo Senra, em frente à academia Body Tech, onde há congestionamentos constantes, empresa de trânsito propôs mudar a circulação para várias ruas no entorno da Praça da Lagoa Seca.
Os diretores da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) não aceitaram o teste operacional proposto pela Gerência Centro-Sul (GEACE) da BHTrans de alteração do trânsito na Lagoa Seca, visando readequar o tráfego na Rua Juvenal de Melo Senra, em frente à academia Body Tech. A solução encontrada pela companhia de trânsito previa a mudança de circulação, por um período de três dias, e depois por mais 90 dias até a implantação final, em várias ruas no entorno da Praça da Lagoa Seca.
A reivindicação da diretoria da AABB era para a desobstrução do tráfego no quarteirão da Rua Juvenal de Melo Senra, no cruzamento com a Avenida Paulo Camilo Pena, onde congestionamentos constantes naquele trecho, em horários diversos ao longo do dia, vem incomodando os moradores. A Associação solicitou uma medida simples que era a proibição de estacionamento rotativo naquele quarteirão especificamente, para acomodação dos veículos que descem a via e aguardam para entrar tanto no estacionamento da academia como nas garagens de outros prédios. “A via é estreita e não há espaço para veículos esperando em fila dupla e o tráfego regular.
Esta falta de organização no trânsito local causa congestionamentos e buzinaços, porque ninguém aguenta ficar esperando o estacionamento vagar. Nossa proposta era liberar a via nos dois lados com estacionamento proibido para dar vazão ao trânsito”, explicou Ubirajara Pires, presidente da AABB.
Pela proposta da BHTrans, o trânsito seria desviado pela Avenida Paulo Camilo Pena, invertendo a mão da Rua Vicente Guimarães no sentido Juvenal de Melo Senra. Assim os veículos contornariam na Lagoa Seca e fariam a conversão à esquerda na Juvenal de Melo Senra até a Paulo Camilo Pena. Ou seja, os veículos continuariam parados em fila dupla na academia e para fugir deste engarrafamento, o motorista poderiam convergir à direita na Lagoa Seca em direção à Rua João Antônio Azeredo até o acesso à Paulo Camilo Pena.
Para a AABB essa opção está descartada pois não tem o consentimento de moradores da região, e também porque nos finais de semana, quando a Praça da Lagoa Seca está fechada para lazer, o trânsito ficaria ainda mais conflitante. “Estaríamos transferindo um problema e abraçando outro ainda maior. Por isso, não permitiremos esta mudança. Vamos ter que aguentar os buzinaços que ficarmos presos nas ruas no bairro, até que em outra oportunidade a BHTrans possa entender melhor o problema e atender nossa reivindicação”, lamentou Ubirajara.
|
Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB +55 31 3286-7896 |