Nova iluminação da Lagoa Seca será entregue aos moradores nos próximos dias

IluminacaoLagoaSeca10Reivindicação antiga da Associação e dos frequentadores da Praça, projeto utiliza o que há de mais moderno, com lâmpadas de LED oferecendo uma iluminação funcional, de efeito mais uniforme e, consequentemente, com mais segurança aos usuários.

Dentro de alguns dias, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai entregar a nova iluminação na Praça da Lagoa Seca, no coração do Belvedere. No último dia 6, os técnicos do Departamento de Obras da PBH juntamente com os encarregados da concessionária que está executando o serviço, a Remo Engenharia, fizeram um teste para verificar o funcionamento do nosso serviço na praça. Mesmo debaixo de um intenso temporal a averiguação de funcionamento e alcance da iluminação foi feita e acompanhada pelos secretários de Governo, Josué Valadão, e Marcelo de Souza da Regional Centro-Sul, pelo diretor de Manutenção da Sudecap, Sylvio Malta, pelos diretores da Associação de Amigos do Belvedere, José Renato Pereira e Gilson Omar Rodrigues, e pelo presidente da Associação, Ubirajara Pires.

 A obra compreende a troca de todos os postes e das antigas luminárias de modelo espanhol, no formato de bolas, por materiais mais modernos e lâmpadas de LED, o que vai tornar a região mais iluminada e, consequentemente, mais segura. O projeto da Praça da Lagoa Seca contempla a iluminação no entorno da calçada de pedra portuguesa e a alameda em volta do jardim em frente ao edifício do BH2 Mall até à academia céu aberto. Os novos equipamentos de iluminação instalados são mais modernos, com postes de alumínio mais altos que os atuais e com isso poderão ampliar o espaço de luminosidade. Segundo informaram os secretários Josué Valadão e Marcelo Souza, a iluminação na Praça da Lagoa Seca será a primeira a utilizar a tecnologia LED em equipamentos públicos na cidade, antes até mesmo da Praça Carlos Chagas, a da Assembleia de Minas.

A nova iluminação da Lagoa Seca é aguardada há muito pelos moradores e pelos dirigentes da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB). Por diversas vezes a diretoria da AABB se reuniu com o presidente da Cemig, através de uma agenda solicitada pelo deputado Fred Costa, na tentativa de transferir o custeio da iluminação para a Prefeitura de Belo Horizonte e para a execução e aprovação de um novo projeto de iluminação, com o intuito de oferecer mais segurança para os praticantes de esportes e caminhadas na região. E tão logo a  PBH assumiu a iluminação pública da praça, diretores da Distribuidora de Energia anunciaram que a empresa iria desenvolver o projeto da nova iluminação.
Grande conquista

“Esta luta travada pela Associação durou mais de 8 anos. Durante esse tempo tentamos sensibilizar as autoridades da importância do poder público assumir a iluminação da praça, com a transferência da taxa de iluminação pública. Foi uma grande conquista e a adequação do projeto que já era antigo, da época da instalação dos primeiros edifícios no bairro, vem coroar com êxito esta nossa reivindicação, que recebeu o apoio do deputado Fred Costa, a atenção dos órgãos públicos e até a ajuda do vereador Heleno, que conseguiu nossa última reunião com a Sudecap”, declarou Ubirajara Pires, presidente da AABB.

Ainda segundo Ubirajara, a nova iluminação chega como uma revitalização para a Lagoa Seca, pois vai integrar e modernizar a praça em uma combinação harmoniosa entre a calçada portuguesa, as árvores os edifícios no entorno, conferindo mais vida e energia para a praça.

O diretor de Trânsito da AABB, José Renato Pereira, lembrou as inúmeras reuniões com a Cemig, intermediadas pelo deputado Fred Costa, as negociações que se prolongaram ao longo de dois anos, mas disse que valeu à pena: “Estamos prestes a ganhar uma praça mais aconchegante, com uma iluminação moderna, com toda a inovação que o bairro merece. Mas, não podemos deixar de agradecer todo o emprenho do deputado Fred Costa em promover nosso encontro e diálogo junto à Cemig. Também é preciso lembrar do apoio do JORNAL BELVEDERE, veículo parceiro de lutas e conquistas e que a cada dia se mostra mais atuante para atender às demandas do bairro”, reiterou José Renato.

Para o deputado Fred Costa, a nova iluminação chega como uma revitalização para a Lagoa Seca. “A praça é uma referência para os moradores, para a região e para a cidade. Como tal, não estava tendo a devida atenção do poder público. Sendo assim, pleiteamos e conquistamos a melhoria da iluminação, para melhor atender e buscar mais segurança para os moradores e usuários.”

Segundo Fred Costa, ao abraçar esta empreitada, a intenção era a de projetar a imagem de Belo Horizonte como uma cidade caracterizada por uma arquitetura urbana mais moderna. “As luminárias públicas em LED são elegantes, têm alta eficiência de iluminação e geram mais economia para os cofres públicos”, destacou o deputado.

Todo o projeto foi concebido para adequar a Lagoa Seca à sua utilização, oferecendo uma iluminação mais funcional, de efeito mais uniforme e segurança para quem pratica suas atividades esportivas e de lazer à noite e também para os moradores no entorno da Praça da Lagoa Seca.
Regional Centro-Sul realiza poda nas árvores do entorno da praça

O secretário da Regional Centro-Sul, Marcelo Souza, programou para a área no entorno da Lagoa Seca uma poda de renovação das árvores, retirando os galhos que estavam atrapalhando a nova iluminação e outros que estavam avançando sobre a área da calçada. A limpeza vem sendo realizada em todo o contorno da praça.

O diretor da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Igor Pires, comemorou a iniciativa do secretário e lembrou que esta é a primeira vez que este tipo de serviço é executado pela prefeitura. “As árvores cresceram muito e para realizar este tipo de serviço era necessária utilização de equipamentos adequados e caminhões, como estes que a prefeitura enviou para o Belvedere. Sem dúvida nenhuma é um serviço que precisávamos na Lagoa Seca e que traz mais harmonia ao maciço arbóreo, além de permitir mais luminosidade à noite para a calçada. É um serviço importante e veio em um momento muito oportuno”, afirmou.

A intervenção periódica em árvores existentes nos logradouros públicos por empresas especializadas é muito importante, pois ela elimina uma das etapas para a execução dos serviços de poda, racionalizando todo o processo. Conhecida como poda de limpeza ou renovação, ela geralmente é realizada pela prefeitura em árvores plantadas em passeio público. A altura mínima para o galhamento das árvores na arborização urbana é de 1,80m, para não impedir a livre passagem de pedestres.

http://jornaldobelvedere.com.br/portal/index.php/cotidiano/seguranca/item/2800-nova-iluminacao-da-lagoa-seca-sera-entregue-aos-moradores-nos-proximos-dias

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr