Nos próximos dias terá início a construção de uma rede de gás natural pela Gasmig que servirá ao comércio e edifícios da região.
O Belvedere III, onde estão instalados os edifícios, será contemplado com construção de uma rede de gás natural pela Gasmig. A obra a ser executada pela Libe Construtora ainda não tem data prevista para começar, mas algumas ruas já receberam a marcação no piso para os planos de furo. Segundo informações dos técnicos da empresa, que estiveram reunidos com o presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires, o trecho compreende aproximadamente 9 km de rede e conta com várias atividades alternadas para o serviço como o furo direcional, limpeza da rede, instalação de válvula de bloqueio, instalação de ramais, testes, inertização e finalmente a reposição asfáltica definitiva.
A obra aguarda um alvará provisório da Prefeitura de Belo Horizonte, mas as máquinas e as equipes da construtora já estão mobilizadas para iniciar o trabalho quando o mesmo for expedido. O prazo de execução da obra é de aproximadamente quatro meses, caso não haja necessidade de intervenções mais sérias e complexas nas vias. A obra é realizada em etapas e chega muitas vezes a confundir o morador, que acha que a mesma tenha sido finalizada. Por ser um serviço cheio de testes, ele precisa ser executado em fases até à conclusão final com a ligação do gás.
Primeiramente, a empresa faz a marcação dos furos para depois iniciar a atividade em uma área paralela ao meio-fio, cuja distância é de 1,0 m a 1,5 m e profundidade mínima de 1 metro, através de uma perfuratriz horizontal. Aí é feita uma limpeza de rede, através da passagem de ar comprimido e o asfalto recebe uma camada provisória. Em seguida, é localizada na calçada o melhor ponto para interligação do cliente seja ele comercial ou residencial. Após esta identificação é feita a abertura na vala da calçada de dimensões aproximadas de 0,60 a 1,00 de comprimento e 0,80 m de profundidade, para a instalação da válvula de atendimento. É feita então uma abertura de um tie-in (vala) na rua para interligar a válvula na calçada (rede secundária) à rede principal. O local recebe então nova recomposição asfáltica provisória e as calçadas são refeitas definitivamente. As etapas seguintes são a instalação da válvula de bloqueio para segurança da rede, nova recomposição asfáltica provisória e depois de tudo isso acontece a interligação da rede, ou seja, da rede de uma rua com outra, e novamente outra vala é aberta, desta vez maior, com até 2 m de comprimento para localização dos pontos de cruzamento da rede.
Feito isso, a empresa responsável realiza o teste de rede e em seguida acontece a intertização com a colocação de gás interte (nitrogênio) a fim de deixá-la apta a entrar em operação com o gás natural. O passo seguinte é a gaseificação e finalmente o asfaltamento definitivo, que ocorre durante o período noturno por uma empresa especializada prestadora de serviços à Sudecap.
Áreas contempladas
Cerca de 80 condomínios residenciais serão beneficiados com o gás e outros 22 edifícios de estabelecimentos comerciais. A grande vantagem do gás natural é que ele não precisa de armazenamento e por isso oferece mais segurança aos usuários. Atualmente, os bairros Funcionários, Buritis, Sion, Cruzeiro e São Pedro estão iniciando os serviços de operação do gás natural. Lourdes e Santo Agostinho já contam com este benefício.
Mas, o grande desafio da Gasmig tem sido conquistar a confiança do mercado em um produto novo e pouco conhecido do público mineiro. As perspectivas são as melhores, já que ele vem sendo muito bem-aceito, seja nas residências ou nos estabelecimentos comerciais.
No Belvedere as ruas e avenidas a serem contempladas com este serviço são as seguintes: Cipriano de Souza Coutinho, Desembargador Jorge Fontana, Elza Brandão Rodarte, Engenheiro Walter Kurle, Fausto Nunes Vieira, Juvenal de Melo Senra, Levy Lafetá, Luiz Paulo Franco, João Antônio Azeredo, José Ferreira Cascão, Sebastião Fabiano Dias, Maestro Arthur Bosmans, Paulo Camilo Penna, Raimundo Cândido, Rodrigo Otávio Coutinho, Severino de Melo Jardim e Vicente Guimarães.
|
Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB +55 31 3286-7896 |