BHTrans propõe mudanças no trânsito do Belvedere

mudacatranstiobelvedereIntervenções em algumas ruas visam a melhoria do fluxo e vão trazer mais segurança a todos. Representantes da diretoria da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), o deputado João Leite (PSDB) e o vereador Heleno Abreu de Oliveira (PHS) se reuniram, no último dia 11 de junho, com gerentes, técnicos e analistas da Prefeitura de Belo Horizonte e da BHTrans para tentar encontrar soluções de problemas relacionados ao fluxo de veículos e a segurança de condutores em algumas ruas e quarteirões do bairro. Em busca de melhorias no trânsito, e em atendimento a uma reivindicação constante da AABB, técnicos da empresa responsável pelo trânsito na cidade propuseram a implantação de algumas medidas para alguns dos pontos de maior fluxo e de estacionamento irregular no Belvedere.

 

Esta foi a segunda reunião para discutir o assunto, a primeira aconteceu a cerca de um mês, por solicitação da Associação de Amigos do Belvedere, quando alguns técnicos estiveram presentes no bairro para conhecer a realidade de cada demanda e as situações de transtornos específicas de algumas ruas que ficam completamente lotadas por veículos estacionados de forma irregular.

Intervenções

A BHTrans apresentou algumas propostas que deverão ser implantadas, inicialmente, como teste para percepção do resultado da operação. Caso as mudanças apresentem as soluções desejadas, elas serão oficialmente implantadas. A empresa de trânsito realizou um estudo com várias intervenções, entre elas estão previstas as seguintes mudanças: implantação de “caixa amarela”, pintura zebrada no solo que demarca área de cruzamento, na Rua Sebastião Fabiano Dias com Rua Desembargador Jorge Fontana; implantação de Estacionamento Rotativo com tempo de permanência de 2 horas na Rua Desembargador Jorge Fontana entre Rua Rodrigo Otávio Coutinho e Rua Maestro Arthur Bosmans; e implantação de mão única direcional na Rua Rodrigo Otávio Coutinho no trecho da praça Tom Jobim, sentido Belvedere/Fundação Torino, para diminuir conflitos na praça, com alterações de circulação, proibição de estacionamento no trecho da Rua Severino Melo Jardim que margeia a praça e ajuste dos tempos do semáforo existente.

Também propôs a realização de teste operacional na Rua Juvenal de Melo Senra com Avenida Paulo Camilo Pena, em frente à Academia Bodytech, com proibição de estacionamento experimental e com o objetivo de minimizar o impacto, no sistema viário, da entrada de alunos na garagem da academia. O resultado do teste deverá apontar a solução definitiva a ser implantada. E, finalmente, a realização de vistoria pela BHTrans para possível definição de rota de caminhões no bairro, visando aliviar o trânsito e oferecer mais segurança a todos os motoristas.

Mudança de circulação

A mudança na circulação no Belvedere será percebida por moradores, trabalhadores e prestadores de serviço, pois vai promover uma melhoria significativa no fluxo de veículos na região. A BHTrans realizou um estudo de cada uma destas mudanças de circulação, visando amenizar os transtornos causados no trânsito durante os vários horários do dia.

Durante alguns dias, supervisores e agentes de trânsito estiveram nas principais ruas e cruzamentos acompanhando o fluxo de veículos para sugerir a nova mudança. É importante que os motoristas observem as novas regras e respeitem a sinalização.

Praça Tom Jobim receberá intervenção

O presidente da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires disse que os moradores que residem no bairro estavam ansiosos pelas mudanças, principalmente, a definida para a Praça Tom Jobim (foto) e para a Juvenal de Melo Senra. “A Associação vem recebendo vários pedidos para que essas intervenções sejam feitas. Esta mudança de circulação na Rodrigo Otávio Coutinho vai desafogar o trânsito e diminuir o número de acidentes. Já a interferência na Juvenal de Melo Senra, próximo à academia, vai melhorar o fluxo e impedir a formação de filas duplas em vários horários do dia”, relatou.

Segundo o Diretor de Trânsito da AABB, Sinai Waisberg, as mudanças da chamada primeira etapa, na Rua Sebastião Fabiano Dias, já surtirão efeito em poucos dias de atividade. “Estamos muito gratos à BHTRans e aos seus técnicos por terem se sensibilizados com problema e por realizarem este estudo do tráfego nos pontos mais impactantes do bairro hoje. Com estas intervenções vamos conseguir diminuir os congestionamentos nos horários de grande volume de veículos e trazer mais segurança para todos”, ressaltou.

Na próxima etapa, para a melhoria do fluxo na região, serão implantadas as mudanças na Praça Tom Jobim e uma alternativa para tráfego de caminhões naquele local. Para o condutor que vier do Vila da Serra no sentido ao Belvedere, por exemplo, a proposta é impedir o acesso à Rua Decíola Horta, para que o mesmo utilize a Rua Djalma Andrade até à rotatória de acesso a Avenida Luiz Paulo Franco. A declividade da Rua Decíola Horta e o semáforo logo à frente já são prenúncios de acidentes sérios naquele local.

Participaram da reunião com a diretoria da AABB, o técnico de Transporte e Trânsito da Gerência de Ação Regional Centro-Sul, Rodrigo Rosa; a analista de Transporte e Trânsito da Gerência de Ação Regional Centro-Sul, Fabiana Gomes; a analista de Transporte e Trânsito da Gerência de Ação Regional Centro-Sul, Vanessa Gonçalves; o gerente de Ação Regional Centro-Sul, Luiz Fernando Libânio; o chefe da Assessoria de Mobilização Social, Leonardo Lamounier; e o assessor da Presidência da BHTrans, João Flávio Resende.

Fonte: http://jornaldobelvedere.com.br/portal/index.php/cotidiano/transito/item/2870-bhtrans-propoe-mudancas-no-transito-do-belvedere

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr