BHTrans conclui intervenções na Praça Tom Jobim por mais segurança

PrcTomJobimMudanças na direção, com instalação de mão única, vão ordenar o trânsito e trazer mais segurança a motoristas e pedestres. Medidas foram uma solicitação da Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB).

Aos poucos as solicitações feitas pela Associação de Amigos do Bairro Belvedere (AABB) estão sendo atendidas pela BHTrans, trazendo mais ordenamento ao trânsito do bairro. Depois da implantação do Estacionamento Rotativo com tempo de 2 horas, na Rua Desembargador Jorge Fontana, com resultados positivos apresentados, e o estacionamento proibido em um pequeno trecho da Rua Juvenal de Melo Senra, onde havia um gargalo enorme de veículos que adentravam a Academia Body Tech, agora a empresa de trânsito está finalizando as obras de implantação de mão única direcional na Rua Rodrigo Otávio Coutinho, no trecho da Praça Tom Jobim, sentido Belvedere/Fundação Torino/Vila da Serra.

A nova mudança vai diminuir conflitos na praça, com alterações de circulação, proibição de estacionamento no trecho da Rua Severino Melo Jardim que margeia a praça e ajuste dos tempos do semáforo existente de acesso à Avenida Luiz Paulo Franco.

 

Mais segurança

“Ali foi implantada a mão inglesa, e os veículos que precisam acessar a Rua Severino de Melo Jardim ou a Rua Rodrigo Coutinho agora terão mais segurança. Quem vem da rotatória da Rua Decíola Horta, por exemplo, não poderá acessar mais a Rua Rodrigo Otávio Coutinho. E quem vai da Rodrigo Otávio Coutinho em direção à Avenida Luiz Paulo Franco agora terá que acessar a Rua Severino de Melo Jardim, fazer a conversão na Rua Fausto Nunes e ter o acesso a Rua Jornalista Djalma Andrade”, explica Ubirajara Pires, presidente da AABB. Segundo ele, a princípio o motorista pode sentir que precisará andar um pouco mais, mas a segurança compensa o trajeto. Todos os dias assistíamos veículos colidindo ao fazer a conversão na Praça Tom Jobim porque ali há um ponto cego. O maior problema era realmente a questão da segurança, pois a mão dupla na rua sem visibilidade para quem fazia a conversão à esquerda acabava causando acidentes graves, muitos com vítimas”, explicou Ubirajara Pires.

Ainda segundo Ubirajara, além da questão da segurança, as ruas Severino Melo Jardim, Desembargador Jorge Fontana e Rodrigo Otávio Coutinho recebiam todo o trânsito de veículos que vinham de Nova Lima, da região do Vila da Serra e dos hospitais, e que cortavam caminho pelo bairro através das ruas. “Ao invés de utilizarem as vias próprias para receber o fluxo maior de trânsito que são a Jornalista Djalma Andrade e a Luiz Paulo Franco, os motoristas preferiam passar pelas ruas do bairro que não comportavam mais o contingente de veículos”, ressaltou.

Para Ubirajara, a mudança trouxe vários benefícios para os moradores e para os próprios motoristas. “Não adiantava cortar caminho sendo que a saída seria pela Luiz Paulo Franco. A falsa impressão que muitos têm quando fazem caminhos alternativos não leva a grandes vantagens. Na maioria dos casos, o motorista deixa de usar um trecho correto para promover filas de engarrafamento em um ponto mais à frente. Agora, com esse ordenamento o trânsito está fluindo mais. Essas ruas do bairro não podiam receber mais trânsito, porque não conseguem dar vazão”, relatou.

O presidente da AABB informou que todas as medidas que estão sendo tomadas partiram de solicitações feitas pelos síndicos dos condomínios à Associação. “No seu papel de representar e zelar pela coletividade do bairro, nos reunimos com a BHTrans para saber quais seriam as intervenções mais adequadas para atender aos moradores. Pelo visto, agora os benefícios estão aí, os moradores terão mais segurança e qualidade de vida”, justificou.

“Caixa amarela”

O vereador Heleno, que acompanhou as reuniões da Associação na BHTrans disse que as mudanças são essenciais e que os resultados positivos já são visíveis. Segundo ele, as intervenções de trânsito no bairro foram muito discutidas e avaliadas com técnicos da BHTrans, visando apenas a fluidez do trânsito e a segurança para todos. Ele informou que vai acompanhar de perto todas as demandas do bairro junto à BHTrans para um melhor ordenamento do tráfego e do deslocamento de moradores e trabalhadores do Belvedere.

Das intervenções propostas estão a implantação de “caixa amarela”, pintura no solo que demarca área de cruzamento, na Rua Sebastião Fabiano Dias com Rua Desembargador Jorge Fontana; a implantação de Estacionamento Rotativo com tempo de permanência de 2h na Rua Desembargador Jorge Fontana entre Rua Rodrigo Otávio Coutinho e Rua Maestro Arthur Bosmans; e a realização de vistoria pela BHTRANS para possível definição de rota de caminhões no bairro.

Alguns moradores da Rua Rodrigo Otávio Coutinho chegaram a procurar a redação do JORNAL BELVEDERE para entender porque somente em um quarteirão da via foi instalado o estacionamento rotativo. Segundo Ubirajara, a instalação de rotativo apenas naquele ponto faz parte das ações que visam  minimizar o impacto do trânsito no local, que recebe diariamente um contingente enorme de veículos de prestadores de serviços e trabalhadores da região que utilizam a rua para estacionamento. E dentro de algum tempo toda a extensão da rua receberá o rotativo, trazendo mais benefícios para todos.

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr