AABB quer câmera de vídeo na Lagoa Seca

VideoMonitoramentoPBH pretende instalar 18 câmeras de vídeo monitoramento no Belvedere até o final do ano, mas a Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) quer que incluir um equipamento na praça para garantir maior segurança.

O presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB), Ubirajara Pires Gloria, reuniu-se com o secretário municipal de Obras, Josué Valadão, para tratar das câmeras de vídeo monitoramento do bairro. Na ocasião, o presidente da AABB solicitou que a Prefeitura de Belo Horizonte inclua mais um ponto de monitoramento, na Lagoa Seca, em local a ser definido, visando a segurança dos moradores e lojistas do entorno da praça.

Para Ubirajara Pires, a instalação no local é importante porque a Lagoa Seca é muito frequentada por causa da prática esportiva e do comércio, e a instalação de mais uma câmera vai inibir a presença de pessoas mal intencionadas, trazendo mais segurança para todos. Ainda segundo ele, o secretário de Obras garantiu que a partir de novembro as câmeras serão instaladas no Belvedere.

 

18 câmeras

Ao todo, cerca de 18 câmeras de vídeo monitoramento estão prometidas para o Belvedere para instalação até o dia 21 de dezembro, sendo que inicialmente oito serão colocadas em operação. As câmeras fazem parte do Orçamento Participativo de 2011 e desde então as negociações vêm se arrastando. Recentemente, o secretário Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Cel. Hélio Santos Júnior, durante vista da diretoria da AABB e o vereador Heleno, informou que as câmeras já haviam sido licitadas e que seriam instaladas pelo consórcio vencedor, formado pelas empresas PetCom, Emive e NetService Soluções em Tecnologia.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o valor contratual dos serviços é de aproximadamente R$ 13,9 milhões e contempla 183 câmeras, sendo 23 a serem instaladas na Região Leste, 67 na Centro-Sul e 93 na Regional Noroeste. De acordo com o gerente de Projetos Sustentadores da Secretaria, Cel. Wagner, os investimentos serão com recursos do Orçamento Participativo Digital – OP Digital - de 2011 e além destes equipamentos a serem implantados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), há outros de indicação da Polícia Militar.

Segundo Cel. Wagner, o sistema não só das câmeras, mas toda uma infraestrutura para a captação de informações através de imagens começará a ser instalado em breve. O sistema  compreende câmeras, postes especiais com os equipamentos, a rede de fibra óptica, a sala de monitoramento e a sala de equipamentos e armazenamento das imagens. O 22º Batalhão da PM vai abrigar uma sala que será a central de recebimento e monitoramento de imagens das câmeras. O espaço está sendo preparado também para receber outros projetos de monitoramento. “Somente na região sob o comando do 22º Batalhão estão cerca de 40 câmeras a serem instaladas, distribuídas em outros bairros como Luxemburgo,  Sion e  São Lucas”, explicou o Cel. Wagner.

Locais

Os locais de instalação das câmeras no Belvedere foram cuidadosamente estudados utilizando o georreferenciamento de ocorrências policiais com a finalidade de melhoria na prevenção social, redução de depredações, furtos e roubos, identificação de pessoas além de fiscalizações e gerenciamento de crises. Os pontos escolhidos seguem critérios como localização das manchas de ocorrências e de delitos, endereços de grande fluxo de pessoas, áreas comerciais, áreas bancárias e rotas de fuga. E, como o bairro Belvedere faz divisa com o município de Nova Lima, também foi levado em consideração as câmeras já instaladas na região de divisa do município vizinho.

Além das oito câmeras instaladas no bairro, mais três serão dispostas na rodovia BR-356 para ajudar na segurança da região. Agora, a Associação dos Amigos do Bairro Belvedere pleiteia mais um equipamento visando maior segurança para a Praça Lagoa Seca, que recentemente recebeu nova iluminação.

As vias contempladas pelas as câmeras são as seguintes: Avenida Eurico Gaspar Dutra, Rua Jornalista Djalma Andrade, e Avenidas Paulo Camilo Pena, Luiz Paulo Franco e Celso Porfírio Machado.

logoSimb

Associação dos Amigos do Bairro Belvedere • AABB
Av. Luís Paulo Franco nº 500 • 12º andar • sala 1203 • Belvedere • Belo Horizonte • MG

+55 31 3286-7896

Siga-nos

SOCIALMENTE
  • Facebook
  • Twitter
  • Google
  • Flickr