A GASMIG assinou, no último dia 21 de janeiro, um contrato com a empresa Thompson e Azevedo para expansão de mais 90 quilômetros em sua rede de gás natural canalizado em PEAD (polietileno de alta densidade) nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima.
O contrato prevê início das obras para o mês de março e permitirá a ampliação da rede de distribuição de gás natural em bairros que já são atendidos pela GASMIG como Lourdes, Buritis, Cruzeiro, Carmo, Sion e Vila da Serra. Além desses, outros bairros também passarão a integrar a malha de distribuição, como Santa Lúcia, Santo Antônio, São Pedro e Anchieta.
O investimento total do empreendimento é de R$ 44,17 milhões, com previsão de conclusão em 24 meses. Além disso, esta expansão promoverá a geração de aproximadamente 100 empregos diretos e mais 50 indiretos, contribuindo para o aquecimento da atividade econômica.
De acordo com o diretor Técnico da GASMIG, Luiz Jorente, a Companhia prosseguirá em 2016 ampliando sua malha de distribuição. “A GASMIG segue firme no propósito de aumentar a oferta de distribuição de gás natural em Belo Horizonte e em Minas Gerais, proporcionando um energético competitivo, operacionalmente seguro e ambientalmente sustentável”, acrescenta o diretor.
O presidente da GASMIG, Eduardo Andrade, afirma que a Companhia elevará seus investimentos em expansão na rede de distribuição de gás natural no ano de 2016, com vista à ampliação da oferta e do número de clientes. “Em linha com o planejamento estratégico da Companhia, pretendemos ampliar o número de clientes em 15.000 novos consumidores em 2016, mais 25.000 em 2017 e outros 40.000 em 2018, totalizando 80.000 até o final do terceiro ano”, conclui o executivo.
Tubulação exposta na Lagoa Seca
Depois da implantação da tubulação de gás em várias ruas do Belvedere que complicou a vida de moradores, trazendo muita poeira, barulho e sujeira nas vias o que provocou muitas reclamações dos belvederianos, as obras da Gasmig ainda deixam outros incômodos. Agora, os moradores e os motoristas que trafegam pela Rua Juvenal de Melo Senra, na Praça da Lagoa Seca, têm que conviver com um buraco que cedeu por causa do recapeamento asfáltico mau feito.
O buraco recebeu dos funcionários da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) uma sinalização improvisada (foi colocado uma estaca de madeira no local) que serve de alerta aos motoristas para que não conduzam os seus veículos para o local e causem um dano maior. Vários comerciantes instalados na Lagoa Seca já procuraram contato com a Gasmig solicitando o reparado da obra, mas não obtiveram sucesso.
A preocupação dos moradores e dos próprios comerciantes é que, como o buraco está aumentando a cada chuva, a tubulação de gás da empresa seja afetada, já que os canos colocados já estão expostos podendo ser danificados com um veículo que caia no local.